ESTUDO-CASO
Entrada de Novo Sócio
A entrada de um novo sócio numa empresa pede alguns ajustes, sejam de ordem burocrática ou financeira. É essencial a formalização de todas as regras antes da introdução de um novo elemento.
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Contexto

A contextualização é o primeiro passo em processo de Avaliação. Com a recolha de informação é possível detetar a(s) problemática(s), organizar e estabelecer um plano estratégico.
A Agroram, Lda. é uma empresa com dois sócios, especializada há 7 anos na comercialização de produtos agrícolas de produção biológica, que depois de prestar consultoria especializada aos produtores, compra-lhes toda a produção, vendendo essa mesma produção sob um conceito “biológico-gourmet” aos melhores hotéis e restaurantes do país.
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Problema
Diagnosticar o problema permite consciencializar o cliente, avaliar e identificar as oportunidades de melhoria. Com o aconselhamento indicado, surgem respostas eficazes e soluções assertivas.
O bom momento vivido pela hotelaria em geral fez com que a procura pelos seus produtos crescesse consideravelmente para níveis superiores aos que os agricultores estavam a conseguir entregar.
A gestão da Agroram, Lda. decidiu que para continuar a dar resposta à crescente procura a empresa precisava de contratar mais biólogos para poder assessorar mais agricultores de modo que estes readaptassem a sua produção. Esta necessidade de contratar mais pessoal implicava, também, realizar mais investimento(viaturas, instalações, laboratório, etc.) e os sócios não se sentiam confortáveis em optar por contratar mais dívida para concretizar o plano, nem tinham meios para colocar mais capital próprio na empresa, pelo que a alternativa passava pela entrada de um novo sócio que aportasse o capital necessário.
A gestão da Agroram, Lda. decidiu que para continuar a dar resposta à crescente procura a empresa precisava de contratar mais biólogos para poder assessorar mais agricultores de modo que estes readaptassem a sua produção. Esta necessidade de contratar mais pessoal implicava, também, realizar mais investimento(viaturas, instalações, laboratório, etc.) e os sócios não se sentiam confortáveis em optar por contratar mais dívida para concretizar o plano, nem tinham meios para colocar mais capital próprio na empresa, pelo que a alternativa passava pela entrada de um novo sócio que aportasse o capital necessário.
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Solução
A solução após a avaliação de uma empresa é baseada numa prática recomendada que identifica oportunidades para recuperar ou melhorar a vitalidade de uma empresa. Estas são apresentadas no sentido de ajudar a definir a melhor estratégia a adotar a curto e médio prazo.
A Agroram, Lda. tinha já identificado o potencial investidor que entraria por aumento de capital. O montante a financiar para satisfazer a expansão do negócio e consequente aumento de capital era devidamente conhecido, no entanto, os atuais acionistas da Agroram, Lda.tinham dúvidas acerca da percentagem que deveriam ceder ao novo sócio. Para tal, foi decidido contratar a Derivafator que: i) elaborou um dossier independente e profissional de avaliação do presumível valor de mercado da empresa(pre money e post money); e ii) apoiou as partes no entendimento relativamente à percentagem que o novo sócio deteria na sociedade (após aumento de capital). Esta operação de aumento de capital e recomposição societária reforçou positivamente a Agroram, Lda., que continua o seu percurso de crescimento e sucesso.