ESTUDO-CASO
Reestruturações PER - Plano Especial Revitalização
Uma empresa que se encontre numa situação económica difícil ou em situação de insolvência iminente pode recorrer ao Plano Especial de Revitalização. Este processo envolve um plano de negociação, tendo em vista um acordo entre credores e devedores. Desta forma, inicia-se uma nova fase de revitalização económica da empresa, o que permite ao devedor manter-se no ativo comercial.
1
Contexto
Apoio execução de plano de revitalização
A contextualização é o primeiro passo num processo de Reestruturação ou Recuperação de uma Empresa. Com a recolha de informação é possível detetar a(s) problemática(s), organizar e estabelecer um plano estratégico.
A sociedade Indústria Metálica, Lda. foi fundada em 1980 e opera no setor da metalomecânica. A partir de determinada altura, com o agudizar da situação económica, começou a sentir quebra nas vendas, alguma degradação da margem e maior dificuldade em receber dos seus clientes. Os anos seguintes confirmaram o crescente mau momento económico, afetando significativamente a capacidade da empresa em pagar salários, fornecedores e Estado.
2
Problema/Solução
Diagnosticar o problema permite consciencializar o cliente, avaliar e identificar as oportunidades de melhoria. A solução após a avaliação de uma empresa é baseada numa prática recomendada que identifica oportunidades para recuperar ou melhorar a vitalidade de uma empresa.
Numa primeira fase a empresa aguentou as dificuldades de tesouraria com reforço das contas correntes caucionadas (a empresa ainda detinha um bom balanço e os acionistas gozavam de uma posição creditícia que permitia avalizar sucessivas operações de crédito junto dos Bancos com quem trabalhavam). Como a situação geral da economia persistiu em ambiente negativo, a situação de dificuldade da Indústria Metálica, Lda. continuou a se agravar gradualmente, até que esgotou os plafonds das linhas de financiamento que haviam sido contratados, atrasando assim os pagamentos a fornecedores, empregados, Estado e Bancos, que deixaram de estar disponíveis para colaborar no momento mais crítico para a empresa

Após uma análise cuidada da situação económica e financeira foi decidido que a melhor alternativa seria submeter um PER (Plano Especial de Revitalização). A DerivaFator trabalhou em conjunto com o advogado da empresa no delinear da estratégia e na negociação com o credor inicial necessário para a submissão junto do tribunal do PER

Após a elaboração de um criterioso estudo de viabilidade económica e financeira detalhado, e tendo sido analisado diversas medidas a tomar, a DerivaFator elaborou um plano de recuperação ajustado aos diferentes direitos dos diferentes credores (alguns deles negociados individual e paralelamente à elaboração do Plano) e que lhes foi apresentado pelo Administrador Judicia Provisório e por eles aceite.
3
Resultados
Atualmente a empresa é viável economicamente e, conforme previsto no plano de recuperação elaborado pela DerivaFator, gera meios libertos de tesouraria para fazer aos vários planos de pagamento acordados.